Notícias

Ceia de 40% dos paulistanos será mais farta em 2009, aponta pesquisa ACSP


Uma pesquisa inédita da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), envolvendo 800 entrevistas pessoais aplicadas em pontos de fluxo da Capital, apontou que ‘quase 30% das pessoas desejam gastar mais nesse Natal do que gastaram no ano passado’.

“Esse estudo demonstra que, no geral, o paulistano está otimista com sua situação financeira e empregará mais recursos nas compras de final de ano, garantindo sua ceia e as festividades mais fartas”, afirma o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Um dos índices que comprovam o positivismo dos entrevistados é relacionado ao número de pessoas que pretendem presentear. 39,8% disseram que desejam comprar presentes para mais de quatro pessoas, representando uma alta de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo número de pessoas presenteadas no ano anterior.

“Entre aqueles que irão comprar presentes para até quatro pessoas, a pesquisa se manteve com índices estáveis entre os dois anos, mas destacamos a relevante queda entre aqueles que não vão presentear ninguém comparando ao ano passado - com 3,5 pontos percentuais – o que demonstra otimismo para os comerciantes nas vendas dessa época do ano”, acrescenta Burti.

Quanto à ceia de Natal, 49,4% do total de entrevistados responderam que será tão farta quanto à de 2008. Outros 40,1% disseram que será mais farta, e apenas 10,5% declarou que será menos farta do que a do ano anterior. 94,5% dos entrevistados das classes A e B acreditam que suas ceias serão iguais ou mais fartas do que a anterior. Na classe C, 88,5% não acreditam que suas ceias sejam menos fartas que às anteriores, e nas classes D e E, esse número cai para 77,5%. “Novamente observamos o quanto às classes D e E estão crescendo como consumidores. Além de comprarem mais, esses consumidores estão investindo em produtos que anteriormente sequer tinham acesso, portanto, é preciso que o comércio fique atento aos seus desejos e necessidades”, conclui Alencar Burti.


« Voltar