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6 alimentos e receitas que ajudam a manter o sistema imunológico ativo


Desde a chegada do novo coronavírus no mundo, o cuidado com o sistema imunológico tornou-se fundamental para prevenir complicações da Covid-19. Entre as principais estratégias para manter a imunidade em alta estão a prática de exercício físico, a alimentação balanceada e a regularidade do sono.


Essencial para proteger o organismo de substâncias e células estranhas, o sistema imunitário – como também é conhecido – contém estruturas e processos biológicos capazes de criar uma barreira de proteção eficaz no corpo.


A alimentação pode ser uma grande aliada nesse processo ao fornecer ao organismo os nutrientes necessários para que o sistema imune funcione.


Alimentos aliados do sistema imunológico
Batata-doce e aveia
Estes carboidratos são mais utilizados por aqueles que praticam exercícios intensos. É capaz de diminuir o grau de imunossupressão e estabilizar o humor.


Nozes e castanhas
Estes lipídeos são importantes para a produção de hormônios e de vitamina E, melhorando a saúde da pele, do cabelo, e fortalecendo o sistema imune, além de ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.


Limão, acerola, laranja, pimentão verde e vermelho
Componentes ricos em vitamina C aumentam a produção dos glóbulos brancos que atuam como combatentes de microorganismos e estruturas estranhas que tentam se instalar no corpo. Também são antioxidantes que aumentam a resistência do organismo.


Salmão
Fonte de ômega-3, este alimento é um anti-inflamatório natural que ajuda a manter o sistema imune ativo. É composto também por vitaminas A e D que atuam na prevenção de doenças como lúpus e artrite reumatoide e ajudam a desenvolver adequadamente a visão. Além disso, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações.


Gema de ovo
Rico em vitamina D, este alimento é fundamental para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, obesidade e hipertensão arterial, e essencial para atuar juntamente com as células do nosso organismo que são responsáveis por defender o corpo de vírus e bactérias que ameaçam o sistema imunológico.


Óleo de coco
Ajuda na prevenção e combate a alguns agentes que roubam energia do corpo. “O óleo de coco possui dois ácidos muito importantes para o organismo, o ácido láurico e o ácido cáprico. Estes contêm propriedades na modulação do sistema imunológico combatendo fungos, bactérias e vírus que enfraquecem e diminuem a imunidade”, afirma o nutricionista Mateus Motta.


Fonte: https://www.ativo.com/nutricao/alimentos-receitas-sistema-imunologico-ativo/


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