Notícias

Receitas de lanches saudáveis para fazer em casa


Apostar em uma boa alimentação é importante para se manter saudável e com o sistema imunológico fortalecido. Uma maneira de conseguir isso ao longo de todo o dia é fazer lanches saudáveis em casa, diminuindo, assim, a chance de recorrer a alimentos pouco nutritivos quando a fome aparece.


Investir nos ingredientes certos é o primeiro passo, já que são eles que fornecem os nutrientes e a sensação de bem-estar e saciedade. Aveia, banana, cacau, ovos, iogurte, maçã e laranja, por exemplo, são ótimos alimentos para o preparo desses lanches saudáveis, como mostra a nutricionista Renata Mayer.


A profissional é consultora nutricional da marca Da Magrinha, que trabalha apenas com produtos 100% assados e 100% integrais, e separou cinco receitas de lanches saudáveis para fazer em casa.


Receitas de lanches saudáveis para fazer em casa


Mingau de aveia e banana


Ingredientes
2 colheres de sopa rasas de aveia em flocos finos
1 banana amassada
1 xícara de leite da sua preferência ou água
Modo de preparo
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Deixe fervendo em fogo baixo, mexendo sem parar, até que a mistura atinja a consistência de um mingau.


Benefícios
“A aveia contém carboidratos complexos, que fornecem uma liberação lenta e constante de açúcar na corrente sanguínea – isso devido a sua quantidade de fibras”, conta a profissional. “Um estudo descobriu que comer um café da manhã cheio de carboidratos complexos em vez de açúcar refinado levou até mesmo a uma melhora no humor e a redução na sensação de fadiga”, completa a nutricionista.


As bananas também são especialmente ricas em potássio e podem ajudar a reabastecer as reservas do seu corpo. Uma unidade média contém 12% do valor diário necessário desse nutriente.


Chocolate quente fit


Ingredientes
1 xícara de leite da sua preferência ou água
2 colheres de sobremesa de cacau em pó
1 colher de sobremesa de calda de agave (planta de origem mexicana que serve como adoçante natural)
Gengibre ralado ou em pó
Modo de preparo
Em uma panela, misture todos os ingredientes. Deixe a mistura ferver em fogo baixo, mexendo por aproximadamente 5 minutos ou até que tudo esteja bem incorporado.


Benefícios
“O cacau é fonte de antioxidantes e um aminoácido essencial chamado triptofano, precursor do hormônio do bem-estar (serotonina). A calda de agave possui um poder de dulçor uma vez e meia maior que o açúcar tradicional, fazendo com que seja utilizado em menor quantidade e não causando tanto impacto na glicemia/insulinemia (glicose e insulina no sangue). Já o gengibre auxilia no combate e prevenção de infecções e inflamações, além de conter antioxidantes”, explica Renata Mayer.


Ovos mexidos com chia


Ingredientes
2 ovos (ou somente as claras)
1 colher de sobremesa de chia
Azeite para untar a frigideira
Sal e temperos a gosto
Modo de preparo
Em uma frigideira, coloque um fio de azeite. Quando estiver aquecido, acrescente os ovos. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até próximo do ponto desejado, e então acrescente a chia e os temperos.


Benefícios
“Os ovos são fontes importantes de aminoácidos (proteína) e se consumidos com as gemas, ainda são fontes de vitamina D. A chia é fonte de ômega 3, fibras, proteínas e antioxidantes e o azeite é fonte de gorduras poli-insaturadas e antioxidantes”, explica a nutricionista da Da Magrinha.


Bolo integral de maçã com casca


Ingredientes
3 maçãs inteiras
⅔ de xícara de óleo
3 ovos
⅔ de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo
Canela, cravo, gengibre em pó ou baunilha a gosto
1 colher de sopa de fermento químico.
Modo de preparo
Bata no liquidificador as maçãs, o óleo, os ovos e a aveia. Junte a mistura em uma vasilha com o restante dos ingredientes, acrescentando por último o fermento. Transfira para uma forma untada e asse por aproximadamente 35 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC


Benefícios
“A maçã é fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes, ainda mais se consumida com a casca. O açúcar mascavo possui antioxidantes e minerais como potássio, magnésio, cálcio e ferro e a farinha de trigo integral é fonte de vitaminas, minerais, fibras e proteína”, diz a profissional.


Vitamina de iogurte e laranja


Ingredientes
1 copo de iogurte
500 ml de leite da sua preferência
2 laranjas
2 colheres de sopa de farelo de aveia
Açúcar demerara (se achar necessário)
Gelo a gosto
Modo de preparo
Esprema as laranjas para obter o suco da fruta e o transfira para um liquidificador – se preferir, acrescente as raspas da casca, para potencializar o sabor de sua vitamina. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturá-los bem.


Benefícios
“A laranja é fonte de vitamina de C, o iogurte possui proteína e probióticos, que são as bactérias benéficas que habitam o nosso intestino e garantem uma boa saúde intestinal e corporal. Já o farelo de aveia mantém grande parte das estruturas do grão de aveia, sendo, portanto, riquíssimo em fibras, em especial a betaglucana, alimentos das bactérias benéficas do intestino”, finaliza Renata Mayer.


Fonte: https://www.ativo.com/nutricao/receitas-de-lanches-saudaveis-para-fazer-em-casa/


« Voltar