Notícias

10 Remédios caseiros para amígdalas inflamadas


As amígdalas são gânglios linfáticos encontrados na parte de trás da boca e na parte superior da garganta. A principal função das amígdalas é a produção de anticorpos, ajudando a eliminar as bactérias e outros microrganismos que causam doenças, ou seja, são boas aliadas para o sistema imunológico.

Uma infecção viral ou bacteriana nessas estruturas pode causar amigdalite, deixando as amígdalas inflamadas. Essa infecção pode ser encontrada em outras partes da garganta e é muito comum em crianças.

O que é amigdalite?
A amigdalite é uma inflamação das amígdalas que por sua vez responsáveis por reter as bactérias e vírus que invadem o corpo através da garganta produzindo anticorpos. A amigdalite aparece quando essa massa de tecido é infectada e inflama.
No entanto existem alguns alimentos muito bons para ajudar a tratar a amigdalite, veja alguns exemplos para criar receitas caseiras:

– Remédio com suco de limão
– Mel
– Cúrcuma
– Gengibre
– Suco de cebola
– Água com sal
– Leite de coco com manjericão
Você pode encontrar todas essas receitas completas em: Garganta inflamada: remédios caseiros para tratar amigdalite

Quais são os sintomas de amigdalite?
Os sintomas mais comuns de amígdalas inflamadas são:

– Dor de ouvido
– Febre e calafrios
– Voz rouca
– Dor de cabeça
– Dor de garganta que dura mais de 48 horas
– Sensibilidade da mandíbula e da garganta
Outros problemas e sintomas mais graves que podem ocorrer são os problemas respiratórios devido as amígdalas estarem muito inchadas e a dificuldade em comer ou beber.

Tratamento para amigdalite
O tratamento para amígdalas pode ser feito com antibióticos receitados por um médico, é possível que o mesmo peça um retorno para verificar se o medicamento está fazendo efeito e para verificar seu estado de saúde.

Não se esqueça de tomar todos os antibióticos como indicado pelo médico, mesmo que se sinta melhor. Caso escolha interromper o tratamento a infecção pode voltar.

Porém você pode seguir algumas dicas para ajudar a aliviar a dor na garganta e se sentir muito melhor:

– Beber líquidos frios ou chupar picolé
– Beber líquidos suaves e mornos (não quentes)
– Fazer gargarejos com água morna e sal
– chupar pastilhas que contenham (benzocaína ou ingredientes similares) para reduzir a dor. Crianças não devem consumir pastilhas devido ao risco de asfixia
Caso sofra com infecções repetidas, talvez você precise fazer uma cirurgia de amígdalas (amigdalectomia).

Remédios caseiros para amígdalas inflamadas
Além dos tratamentos convencionais, os remédios caseiros para amígdalas inflamadas também podem ser uma das melhores maneiras de curar esse problema e fornecer algum alivio para sua garganta.

Pensando nisso montamos uma lista com 10 remédios caseiros para curar a amigdalite de maneira eficaz e natural.

1 – Gargarejos com chá de calêndula
Um tratamento natural para combater a amigdalite bacteriana é fazer uma infusão de calêndula. Faça gargarejos com esta bebida várias vezes por dia. A calêndula tem a capacidade de diminuir a dor e a irritação da garganta, além de ser um bom remédio natural para curar a inflamação das amígdalas.

2 – Toalha aquecida
Uma dica muito prática e eficaz para reduzir a inflamação na garganta é aquecer uma toalha e coloca-la em volta do pescoço por alguns minutos. O calor irá ajudar a aliviar a dor de garganta.

3 – Chá de tomilho
Outro remédio caseiro para aumentar suas defesas e eliminar a dor de garganta é fazer um chá de tomilho. Prepare o chá e acrescente uma colher de mel e suco de limão; tome este líquido morno, três vezes por dia. Esse remédio irá curar a rouquidão.

4 – Bicarbonato de sódio
Um truque caseiro para curar a amigdalite é fazer enxagues bucais com bicarbonato de sódio várias vezes ao dia. O bicarbonato é muito eficaz contra a infecção de garganta.

5 – Suco para amigdalite
Ideal para tratar as amígdalas inchadas. Em um liquidificador despeje a polpa de uma manga, o suco de dois limões, meia cenoura e duas colheres de sopa de mel. Tome esta bebida natural para combater amigdalite uma vez por dia, durante uma semana.

6 – Xarope de agrião
Para combater e curar todas as doenças respiratórias, o agrião é muito eficaz. Triture 10 folhas de agrião até que soltem todo o líquido (se necessário acrescente uma ou duas colheres de sopa de água), coe e adicione três colheres de mel. Coloque a mistura em uma recipiente de vidro escuro e armazene na geladeira. Tome uma colher três vezes ao dia.

7 – Vinagre de maçã
O vinagre de maçã contém propriedades antibacterianas e antissépticas, por isso é muito eficaz no tratamento da infecção das amígdalas ou angina. Misture em um copo de vinagre de maçã um pouco de água e faça gargarejos. O vinagre irá ajudar a reduzir a inflamação das amígdalas.

8 – Toalha com vinagre
Outro medicamento com vinagre de maçã consiste em umedecer um pano ou toalha com meia xícara do vinagre aquecido, feito isso a coloque em torno do pescoço e deixe até que fique seca. Este remédio natural irá ajudar a desinchar a amígdalas.

9 – Alho e cebola
Muitos podem achar isso uma tarefa impossível, mas comer alho e cebola crus pode ajudar a curar a inflamação da garganta, já que ambos são excelentes antibacterianos.

10 Alimentos ricos em vitamina C
Consumir muitos alimentos ricos que contenham vitamina C pode prevenir esse problema. O kiwi é uma das frutas que contém uma grande quantidade de vitamina C, outros alimentos incluem:

– Pimentão amarelo cru
– Morango
– Goiaba
– Acerola
– Lichia
– Laranja
– Limão
– Tangerina
– Manga
– Abacaxi
– Melão
– Caju
– Tomate
– Brócolis
– Espinafre
– Aspargos
– Couve
– Repolho
– Rúcula
– Agrião
Links que recomendamos:
Dicas para prevenir a amigdalite
5 bebidas naturias para tratar a dor de garganta
Remédios caseiros para dor de garganta

Fonte: Dicas Sobre Saúde


« Voltar