Notícias

10 sintomas de vermes no organismo e como eliminá-los


Ter vermes pode ser uma sensação que desagrada ou inclusive assusta muitas pessoas. No entanto você não deve sentir vergonha se sofre com alguns dos sintomas.

Vale apena lembrar que os vermes intestinais são um padecimento muito comum e não afeta unicamente os países subdesenvolvidos. Hoje vamos mostrar alguns dos sintomas que podem indicar a presença de vermes em seu organismo.

O que são os vermes intestinais?
Os vermes intestinais ou parasitas intestinais são organismos que vivem dentro de outro organismo e usam-no para se alimentar e reproduzir. Esses parasitas podem trazer riscos para nosso corpo ao alimentar-se de nutrientes essenciais que ingerimos.

Estes organismos proliferam-se no intestino, mas podem ser encontrados em outras partes do corpo. Existem sinais da presença destes parasitas no organismo que podem ser úteis para começar o tratamento e eliminá-los.

Os vermes consomem o alimento que comemos, por isso é provável que um dos sintomas seja a presença constante de fome. Há também alguns outros vermes que se alimentam de glóbulos vermelhos e podem causar anemia.

Tipos de vermes intestinais
Existem muitos organismos que podem parasitar nos seres humanos, instalando-se no intestino ou em outras partes do corpo. Entre os principais parasitas intestinais (chamados, geralmente, helmintos). Citaremos os seguintes:

– Nemátoda ou nematoides: são chamados comumente como vermes cilíndricos, também conhecidos como oxiúros (muito pequenos, brancos, que produzem coceira anal). Do mesmo modo pertencem a este grupo as Ascaris lumbricoides (produzem dor abdominal e falta de apetite).
– Cestoda: uma classe do filo Playhelminthes conhecidos como endoparasitas de corpo alongado, em sua forma adulta habitam o intestino de vertebrados, são retratados pelas tênias ou solitárias. As tênias por sua vez podem chegar a 8 metros de comprimento.
– Trematoda ou Trematódeos: são endo ou ectoparasitas, se prendem no hospedeiro por meio de ventosas, existem aproximadamente 3.000 espécies, as mais popularmente conhecidas são: Fasciola hepática (parasita de carneiros) e a Schistosoma mansoni (causadora da verminose esquistossomose).
Como são contraídos os vermes?
Os vermes podem ser contraídos em água ou alimentos contaminados entre outras vias possíveis de infecção. É a doença mais comum do mundo, cerca de aproximadamente 25% da população mundial 1 em cada 4 pessoas estão infectadas com algum tipo de parasita. Alguns são fáceis de tratar, porém outros requerem métodos mais complexos para erradica-los.

Sintomas de verme no organismo
O método mais comum e eficaz de detectar a presença de vermes no organismo é realizando um exame de fezes. Veja agora os sinais e sintomas de vermes no intestino:

1 – Distúrbios do sono como a insônia

2 – Problemas de pele, tais como, úlceras, erupções cutâneas, pele seca e eczema, urticária e lesões papulosas.

3 – Cansaço frequente, apatia, depressão, moleza.

4 – Síndrome do intestino irritável é um sintoma comum da presença de parasitas intestinais.

5 – Cãibras musculares, dor no umbigo, dor nas articulações, dores musculares, problemas articulares e musculares, dor da artrite, dormência nas mãos e pés.

6 – Problemas abdominais e inchaço são comuns, assim como danos da mucosa intestinal e diarreia são produzidos pela presença de vermes.

7 – Problemas reprodutivos, infecções do trato urinário, retenção de líquidos, problemas menstruais, cólicas, problemas de próstata, coceira no ânus, miomas e cistos.

8 – Anemia é geralmente causada por deficiência de ferro é um dos sintomas mais evidentes da presença de vermes no organismo.

9 – Perda de peso e sensações incontroláveis de fome, assim como a incapacidade de perder ou ganhar peso.

10 – Alterações de ansiedade, humor e outros problemas como nervosismo e perda de memória.

Como eliminar os vermes intestinais?
Há uma série de dicas e tratamentos para se livrar dos vermes intestinais, uma delas é fazer uma mudança em seus hábitos alimentares, ou seja, será preciso evitar alimentos açucarados ou processados.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Também existem os medicamentos que são recomendados, no entanto antes de fazer o uso dos mesmos, consulte um médico ou pediatra (já que nem todas as crianças podem tomar todas as medicações).

Nunca se automedique ou medique seu filho (a) sem consultar um médico.

Remédios caseiros para eliminais vermes intestinais
Soluções naturais e caseiras contra os parasitas intestinais:

Alho
O alho atua no organismo e elimina a maioria dos vermes que nos atacam. Por este motivo é muito eficaz tanto se consumido fresco e sozinho em jejum, ou em cápsulas.

Planta hidraste
A planta hidraste (hydrastis) é usada desde os tempos remotos. Consumida como infusão, pode acabar com os parasitas que comprometem os tecidos membranosos do corpo.

Por outro lado, também é usada como remédio para prisão de ventre, para aliviar as hemorroidas, como antibiótico natural contra bactérias como a E. Coli.

Nogueira preta
Esta noz é processada para obter seu líquido, é utilizada para exterminar os parasitas comuns que atacam as crianças. É um fruto que contém gordura não saturada e proteínas, por isso é benéfico para corpo e não está apenas focada nas defesas.

Artemísia
A artemísia é uma erva que tem sido usada há séculos como tratamento natural e eficaz para eliminar a grande variedade de parasitas intestinais, já que seus componentes tem a propriedade de debilitar as membranas destes organismos.

Esta erva pode ser preparada como infusão, do mesmo modo que pode ser encontrada em forma de cápsulas. Das duas formas, ela é igualmente efetiva.

Epazote
A melhor e mais efetiva forma de preparar esta planta é mediante um chá. Este remédio natural é comumente usado contra os vermes, porém pode ser usado para tratar outras afecções como a asma, o catarro, a amenorreia e a malária. Mas está contraindicado para gravidas e pessoas com insuficiência renal.

Semente de abóbora
Estas sementes são utilizadas especialmente para eliminar as tênias intestinais. A dose recomendada é de 700 gramas para um adulto. Você pode moer e adicionar em algum suco de fruta.

Extrato de toranja
Este extrato pode ser encontrado em lojas especializadas em alimentos naturais. O extrato de toranja tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

Mais informações

Os parasitas intestinais podem nos acometer em qualquer fase da vida, mas em geral, são mais frequentes na infância e podem retardar o crescimento das crianças. Por isso em caso de suspeita de vermes, procure ajuda médica.

Fonte: Dicas Sobre Saúde


« Voltar